18.7.06

Bush e Kundera

Lendo as notícias de hoje me deparei com um fato interessante. Mais uma vez, para não perder o costume, o presidente Bush fez merda*, disseram os jornais. Para quem ainda não leu a notícia: JB. O que me espantou foi o estardalhaço da imprensa em torno dessa merda*. Classificaram como "palavrão" essa merda*, ou melhor, "shit" no caso.
"O que é preciso fazer é dizer à Síria que diga ao Hisbolá que pare com toda essa merda*", disse Mr. President.
Merda*!, acho que pela primeira vez tenho que concordar com ele. Por que crucificá-lo se ele não falou nenhuma merda*? Creio que todos concordam com o merda* do Bush em relação à Síria e ao Hisbolá (ou hezbollah). Não pode um presidente, que faz tanta merda*, proferir a palavra merda*? O que há demais com merda*?
Lembrei-me de um trecho de "A insustentável leveza do ser", belíssimo livro de Milan Kundera.
"Quando era garoto e folheava o Antigo Testamento para crianças, ilustrado com gravuras de Gustave Doré, via nele o Bom Deus em cima de uma nuvem. Era um velho senhor, tinha olhos, um nariz, uma longa barba, e eu dizia a mim mesmo que, como tinha boca, devia comer. Se comia, devia ter intestinos. Mas essa idéia logo me assustava, porque, apesar de pertencer a uma familia pouco católica, sentia o que havia de sacrilégio nessa idéia de intestinos do Bom Deus.
Sem o menor preparo teológico, a criança que eu era naquela época compreendia espontaneamente que existe uma incompatibilidade entre merda e Deus, e, por dedução, percebia a fragilidade da tese fundamental da antropologia cristã, segundo a qual o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Das duas uma: ou o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus - e então Deus tem intestinos -, ou Deus não tem intestinos e o homem não se parece com ele.
Os antigos gnósticos pensavam tão claro como eu aos cinco anos. Para resolver esse maldito problema, Valentino, Grão Mestre da Gnose do século II, afirmava que Jesus "comia, bebia, mas não defecava".
A merda é um problema teológico mais penoso que o mal. Deus dá liberdade ao homem e podemos admitir que ele não seja o responsável pelos crimes da humanindade. Mas a responsabilidade pela merda cabe inteiramente àquele que criou o homem, somente a ele. "

Bush é Deus por acaso? ou será Deus um Bush no caso?
Pode ser.... pode ser... afinal, os dois agem por caminhos misteriosos e incompreensíveis...

Mas minha conclusão é: valores morais e imprensa de MERDA!
Afinal, eu também tenho intestinos, e cago. Como todos vocês.
Tenho dito.

Um comentário:

Anônimo disse...

EDIFICANTE!!